A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário foi fundada em 1833, pelo Padre Bonhomme, em Gramat, na França. A Congregação chegou ao Brasil em 1906 e, em 20 de abril de 1928, a Irmã Maria Cecília Leal Vilela funda o Lar Escola Nossa Senhora do Calvário, mantenedora do Colégio Madre Cecília, que foi fundado em 1965, ainda como “Externato Madre Cecília’. O nome alterou em 1995 quando a escola já oferecia Educação Infantil e Ensino Fundamental, e a partir de 2000 passou a ter também Ensino Médio. 

Visamos ser uma instituição educacional comprometida com a formação integral do ser humano, com base em valores humanos, éticos, morais e cristãos, com a responsabilidade e o compromisso de garantir um ensino de excelência com aprendizagem significativa e formação do cidadão, para sua participação consciente e responsável na sociedade. 

Nossa concepção de ensino não pretende ater-se apenas a uma única concepção de Educação; acreditamos que, como vivemos em um novo momento histórico, em que os meios de comunicação mudam a todo instante, as visões educacionais se entrelaçam na busca do que há de melhor em cada uma dessas tendências metodológicas e filosóficas. 

O Colégio Madre Cecília integra a Rede Calvariana de Educação que conta com escolas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Hino do Colégio Madre Cecília

Nossa escola é recanto de vida e saber
faz-nos forte pra luta da vida vencer
gente jovem que quer toda vida viver
plenamente em valores humanos crescer
Tantos anos se passam de dedicação
nossos mestres se esforçam e com devoção
faz-nos homens, mulheres, família, irmãos
comunhão de pessoas num só coração
o colégio Madre Cecília
quanta gente ajudou a formar
como luzes que a vida ilumina
espalhadas em todo lugar
O horizonte se mostra repleto de luz
de esperança maior que a Deus Pai nos conduz
nossa escola reflete o amor que traduz
das irmãs do Calvário do Senhor Jesus
Somos jovens crescendo e vamos à vida
construir mundo novo onde tudo é melhor
no horizonte enxergar comunhão fraternal
pra que a vida que tem o amor celestial

Música: João Alberto Fremann Zacharias
Compositora: Fernanda Santiago Zacharias