ENCONTRO COM TELMA GUIMARÃES
 
Após a leitura do livro paradidático “O Diário (nem sempre) secreto de Pedro”, de Telma Guimarães, publicado pela Editora Atual, a professora do 6º ano, Liliana Falvo Mayer, desenvolveu com seus alunos um projeto literário muito prazeroso. Fizeram uma discussão em classe, observando todas as características desse gênero textual, e estabeleceram relações entre a personagem principal, o Pedro, e a fase em que eles estão vivendo, a pré-adolescência. Em seguida, os alunos foram motivados a escrever seu próprio diário. Estabeleceu-se um período para a produção e o resultado foi surpreendente!
O encontro com a autora enriqueceu o trabalho porque puderam fazer questionamentos sobre a elaboração do livro, a origem das personagens e o entusiasmo de se trabalhar com literatura juvenil.
Com esse projeto, acredita-se contribuir para a formação crítica do aluno, já que ele tem liberdade de discutir sobre a obra lida, como também formar autores competentes que buscam nos fatos do seu dia-a-dia a motivação para a produção de texto.