O Colégio Madre Cecília oferece aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio o processo de Orientação Profissional Ampliada, que é ministrada pela psicóloga clínica Pedrita Evangelista desde 2014. A atividade para os jovens estudantes busca ampliar o conhecimento deles em relação às áreas de atuação, mercado de trabalho, plano de carreira, plano de vida e sobretudo sobre si mesmos.

A busca pelo autoconhecimento, estimulada precocemente, é fonte de grandes transformações na história de vida pessoal e consequentemente profissional de um indivíduo.

Na Orientação Profissional Ampliada, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participam de encontros com a psicóloga em reuniões coletivas e também individuais. O momento da escolha de carreira vem carregado de dúvidas, cobranças e incertezas, mas também de muita euforia, afinal uma nova etapa está por vir.  Auxiliar o aluno a entender suas habilidades, suas expectativas e principalmente, seus desejos, é um dos objetivos destes encontros.

Pedrita Evangelista destaca o tripé no qual a construção psicológica e emocional do indivíduo está apoiada.

“Valores de origem, que são aqueles transmitidos pelos pais e família, a formação acadêmica e a essência individual, que são as características inatas, latentes, formam o tripé. Este tripé é responsável pelo sucesso da vida, que inclui o sucesso profissional. A partir da abordagem ampliada da orientação profissional conseguimos alinhar as três características de forma a se tornarem conscientes e ainda mais fortalecidas.”

A escolha profissional é um momento vivenciado pelo adolescente e pelos pais. As famílias devem estar abertas ao diálogo, ou seja, falar e ouvir. Argumentar, dialogar e oxigenar ideias é sempre muito bem-vindo, por isso, os adultos devem levar em conta sempre que o jovem estudante precisa ser ouvido, e ficarem atento aos momentos e aspirações das novas gerações.

É muito produtivo que os pais compartilhem suas experiências sobre o tema assim como escutar os anseios e as habilidades dos filhos. As trocas de relatos enriquecem o repertório e fortalecem ainda mais os laços.

O CMC prepara seus estudantes do Ensino Médio para o Vestibular de forma completa, ou seja, não só somente transmitindo o conhecimento das diversas áreas, mas também com ferramentas que permitam que o jovem se sinta apoiado, munido de informações sobre as diversas carreiras e acolhido em suas dúvidas e escolhas.