Com danças e barracas típicas, festa junina acontece sábado

O mês de junho chegou carregando consigo as boas festanças com muita alegria e diversão. O Colégio Madre Cecília irá realizar sua tradicional festa junina no sábado, 9 de junho, das 10h30 às 19h30. Com lindas apresentações dos alunos da escola, barracas típicas de comes e bebes e muitas brincadeiras para as crianças. Já o tradicional bingo vai acontecer no período da tarde.

 

Os convites estão à venda da secretaria do colégio a R$12 (antecipado) e o público participa de um sorteio. O vencedor ganhará uma máquina de café Três Corações. Parte da arrecadação da festa junina do Colégio Madre Cecília será doada a instituições sociais de Campinas.

 

Tradição dos portugueses

 

A tradição das festas juninas chegou ao Brasil com os portugueses ainda no período colonial. Há duas explicações para o termo ‘festa junina’. Uma surgiu em razão das festividades que acontecem em junho, principalmente religiosas, para homenagear três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão afirma que a origem se dá nos países católicos da Europa e que a origem seria por conta da homenagem somente a São João e, portanto, no início a festa se chamava Joanina.

 

Na época colonial, as festividades chegaram com uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses (fogos de artifícios), espanhóis (a dança de fitas) e franceses (a dança marcada) ao Brasil.

 

Ao longo do tempo, a tradição foi se misturando com a cultura brasileira de um povo formado por indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus, e em cada região do País, a festa junina ganhou características peculiares. Mas sem dúvida, o Nordeste é a região das maiores festividades neste mês de junho.

Endereço

Avenida Coronel Silva Telles, 700
Cambuí - Campinas - SP
CEP: 13024-001

ENTRADA DE ALUNOS:
Rua Padre Almeida, s/n

Telefones:
(19) 3252-4033
(19) 3751-4063

Como Chegar