Projeto Comunitário

Conheça nosso projeto comunitário – Núcleo Comunitário Calvariano.

logo

A História…  e o Hoje da Instituição

Visite nosso Blog: http://wwwnucleocalvariano.blogspot.com

Conheça mais o núcleo clicando aqui

 

O Lar Escola Nossa Senhora do Calvário (Lar) foi fundado em 20 de Abril de 1928 pelas Irmãs de Nossa Senhora do Calvário para abrigar as órfãs de Campinas. Durante muitos anos ofereceu abrigo, proteção, reintegração à sociedade e  educação de qualidade a muitas meninas. Em 1965, devido o crescimento do bairro Cambuí, local das instalações do Lar Escola,  as famílias residentes do bairro solicitaram às Irmãs a abertura de uma escola, no mesmo  espaço do Lar, para acolher seus filhos, oferecendo o ensino de Educação Infantil. Isso deu inicio ao Colégio que hoje está situado na sede do Lar.  Com o passar dos anos a  periferia transfere-se para outras regiões da cidade, mais distantes do centro. Mesmo assim o Lar continuava atendendo as filhas de empregadas domésticas e diaristas que se deslocavam da periferia para o centro da cidade para trabalhar. Às meninas era oferecido a educação formal e atividades complementares para sua formação humana, enquanto suas mães permaneciam no trabalho. Na década de 80 o Lar começa a se projetar para a periferia da cidade, tendo inicio um movimento de transferência das ações sociais para um bairro mais periférico. Em 1991 o Lar é transferido  para a região sudoeste de Campinas, no bairro Jardim São Pedro de Viracopos,  com o nome de NÚCLEO COMUNITÁRIO CALVARIANO.

Hoje, o Núcleo Comunitário Calvariano é uma referência na região. Através de ações na esfera social e educativa que visam fortalecer o cuidado e o desenvolvimento adequado em todos os ciclos de vida, bem com na criação de estratégias que promovam o desenvolvimento do protagonismo, a geração de renda, o fortalecimento do exercício da cidadania, dos vínculos familiares e dos valores inerentes a vida.

Missão da Instituição

Artigo 3º – O LAR tem por finalidade a assistência social por meio da educação, da cultura e da assistência social, como instrumento de defesa, proteção e promoção da infância, da adolescência, da juventude e de adultos em sintonia com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Justificativa

Sendo uma das regiões com um dos piores Índices de Condição de Vida (ICV), a população da região sudoeste, sobretudo das áreas atendidas pelos Centros de Saúde do DIC I, DIC III e São Cristóvão (áreas atendidas pela Entidade), apresenta necessidades de proteção, de meios para prevenção a situações de riscos e para o fortalecimento dos vínculos familiares.. A realidade de violência, das drogas, da baixa renda familiar, de negligência, abandono, maus tratos, falta de referenciais e perspectivas de vida, enfraquecimento dos vínculos familiares e comunitários, falta de espaços adequados para o desenvolvimento, lazer, para uma ocupação saudável e geradora de vida, cria situações de fragilidades e riscos para todos.

Em função desse quadro considera-se de fundamental importância a proposição e concretização de ações na esfera social e educativa que visem à construção do projeto de vida, o desenvolvimento do protagonismo, o acesso à informação e ao mundo do trabalho, o reconhecimento e desenvolvimento de habilidades pessoais e o amadurecimento de competências sociais e profissionais.

Isso dá relevância à necessidade de um espaço, com programas e projetos, que possa acolher e atender de forma qualificada a demanda,  contribuindo para a transformação desta situação, à medida que as pessoas forem se desenvolvendo, se emancipando, criando condições próprias para lutar pela busca de alternativas diferentes de vida, de participação na sociedade como sujeitos de direitos e de deveres e que se reconhecem como tais.

Endereço : Rua  N. Sra. do Calvário,  157
Jd. S. Pedro de Viracopos –  13.056-169 – Tele-fax : (19) 3265-2460
E-mail : nucleocalvariano@madrececilia.com.br
Coordenadora Geral: Ir. Celanir Trevisan

Endereço

Avenida Coronel Silva Telles, 700
Cambuí - Campinas - SP
CEP: 13024-001

ENTRADA DE ALUNOS:
Rua Padre Almeida, s/n

Telefones:
(19) 3252-4033
(19) 3751-4063

Como Chegar