História

cecilia

 

O Colégio Madre Cecília foi criado em fevereiro de 1965, com o nome de Externato Madre Cecília, com uma das finalidades de auxiliar na manutenção da entidade Assistencial já existente na época o “Lar Escola Nossa Senhora do  Calvário”, dirigido pelas Irmãs Calvarianas.

fachada4

O Lar Escola Nossa Senhora do Calvário, obra com a finalidade de atender crianças carentes do sexo feminino de 4 a 15 anos, em regime de internato, passava    por grandes dificuldades  para manter-se com seus    próprios recursos, dirigido pela Madre Cecília,  que foi a mola propulsora, pela  sua fé  inabalável,  de espírito de sacrifício, generosidade e grande coração Madre Helena Soares,  provincial no Brasil, preocupando-se com a possível extinção dessa obra assistencial, um dos anseios do fundador da congregação das Irmãs Calvarianas, Padre Pedro Bonhomme, resolveu com a diretoria abrir um Curso Infantil para crianças do Bairro do Cambuí.

Foi convidada para iniciar o curso Infantil em dependências disponíveis do lar Escola, A Irmã Teresinha Corsi que regia o curso Infantil do Colégio Sagrado Coração de Jesus desde 1952, com experiência suficiente para iniciar o novo estabelecimento de ensino tendo feito vários cursos de aperfeiçoamento em educação pré-primária no método Montessori Lubienska, resolveu aplica-lo começando pelo espírito do método com um mínimo de material manufaturado.

construcaoO registro foi estendido, então para o curso primário e seu nome passou de Jardim da Infância madre Cecília para Externato Madre Cecília.

histor1

Com o aumento de alunos e pela necessidade urgente de classes mais amplas e adequadas, a diretoria do lar Escola começou a sentir a urgência da instalação de novas classes, para que o método fosse aplicado com mais eficiência.

histor2Iniciou-se então, assim o Jardim da Infância Madre Cecília, homenageando a fundadora do lar Escola, em 31 de março de 1966. Tendo alcançado sucesso entre as famílias do bairro e as que tinham crianças aqui, logo houve pedidos da extensão para o curso Primário completo, o que aconteceu logo em seguida em 1966, com a criação do Curso Primário,  abrindo-se a princípio somente a classe do primeiro ano, que houvesse continuidade na aplicação do método implantado, e que paulatinamente, a direção pudesse ir adquirindo material didático necessário, que se tornava bastante oneroso para uma obra que se iniciava. Gradativamente foi criada uma classe por ano.

histor4

O colégio adotou até 1999 o método Montessori. Porém , já em 1998, começou-se a questionar essa prática pedagógica. O Externato Madre Cecília funcionou com os cursos infantil e primário até 1973, quando então, o Externato estendeu seus cursos também para o ensino das 5as. às 8s. séries do Ensino Fundamental e a mudança do nome Externato Madre Cecília para Colégio Madre Cecília, mantendo-se nessa estrutura até 1999, quando foi então, aprovado registro para  ministrar também no Ensino Médio a partir de 2000, com a instalação da primeira série, com uma turma de 26 alunos. Ampliado uma série nova por ano, atualmente já conta com as 3 séries regulares em funcionamento.

Ao avaliar essa proposta pedagógica com nosso trabalho cotidiano, pudemos perceber que não havia coerência entre eles.

Desse modo , dedicamo-nos a estudar as várias teorias e métodos, a fim de verificar os que fossem mais compatíveis com a nossa realidade escolar.

Chegamos a conclusão de que a mesma seria, a partir de então, Sócio-Construtivista, uma vez que percebíamos cada vez mais a necessidade de incentivar nossos alunos à pesquisa, à experiência, à busca do conhecimento, tendo o professor como mediador da aprendizagem.

Trabalhamos, então, com a formação integral dos alunos, ao realizarmos dentro e fora da sala de aula, fazendo com que a escola seja extensão da casa de cada aluno.

 

 

Endereço

Avenida Coronel Silva Telles, 700
Cambuí - Campinas - SP
CEP: 13024-001

ENTRADA DE ALUNOS:
Rua Padre Almeida, s/n

Telefones:
(19) 3252-4033
(19) 3751-4063

Como Chegar